Representação Internacional

Prezados membros da APE,

na sequência da decisão unilateral tomada pelo conselho directivo da Ordem dos Enfermeiros e da recusa em reunir com as organizações membros do FNOPE, enviamos o seguinte comunicado subscrito pelas Associações e Sindicatos indicados no final.

REPRESENTAÇÃO INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM PORTUGUESA

A Associação Portuguesa dos Enfermeiros foi a associação filiada no Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) desde 1969 até 2004.

A criação da Ordem dos Enfermeiros, resultado da luta dos sindicatos e das associações profissionais, determinou que todas estas organizações decidissem, também, que fosse a Ordem dos Enfermeiros a associação filiada no ICN, através do modelo de Colaboração.

Assim, foi decidido em Assembleia Geral da Ordem, durante o 1º mandato dos Órgãos presididos pela Enfermeira Mariana Diniz de Sousa que era criado o Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermagem (FNOPE).

O FNOPE espelhava o desígnio do ICN que é a representação de todos os enfermeiros de acordo com os 3 pilares que o constituem: profissionais, força de trabalho e regulação.

O seu protocolo prevê a possibilidade de inclusão de todas as associações profissionais e sindicais que o entendam e que pode ser comprovado. Ao longo dos anos, todas as associações que se propuseram, foram aceites.

Desde 2004 até novembro de 2016, Portugal foi sempre dado como um exemplo a seguir para as restantes associações filiadas no ICN e, através destas, aos enfermeiros de todo o mundo.

O atual Conselho Diretivo decidiu de forma unilateral romper com esta forma inclusiva de trabalhar. Todas as fundamentações explicitadas pelo Conselho Diretivo são inverdades que podem ser atestadas pelas mais de 60 atas de outras tantas reuniões do FNOPE.

As Associações e Sindicatos que constituem o FNOPE solicitaram reunião ao Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros a 16 de dezembro que foi recusada.

Assim, decidiram solicitar reunião ao ICN. Esta reunião será concretizada a 23 de fevereiro na sede da Associação Portuguesa de Enfermeiros com a Secretária Geral, Frances Hughes e a Vice-Presidente Annette Kennedy.

As Associações Profissionais e os Sindicatos que compõem o FNOPE reafirmarão a disponibilidade para, tendo em conta a sua história, encontrar soluções com a Ordem dos Enfermeiros, com o objetivo de garantir que a representação da Enfermagem Portuguesa continue a ser feita de acordo com os 3 pilares do ICN.

Associação Portuguesa de Enfermeiros
Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança
Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras
Associação Portuguesa dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação
Associação Nacional de História da Enfermagem
Sindicato dos Enfermeiros Portugueses
Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira
Associação Portuguesa de enfermeiros de diálise e transplantação
Associação Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses
Associação de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirurgica
Associação Nacional de Enfermeiros do Trabalho
Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia
Associação para o Desenvolvimento da Enfermagem Norte Alentejano
Associação Directores de Enfermagem
Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa
Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários