ABRIL é “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

PREVENIR É A MELHOR FORMA DE COMBATER A VIOLÊNCIA

História do Laço Azul (Blue Ribbon)

Em 1989, no estado de Virginia, EUA, Bonnie Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro. Quando questionada sobre o significado desta acção, referiu que o azul simbolizava a cor dos hematomas no corpo dos seus dois netos, vitimas de maus tratos por parte da mãe e respectivo namorado e assim, a fita seria o seu lembrete permanente na sua luta para a protecção das crianças vitimas de maus tratos.

epe2


A campanha do laço azul, que começou como uma homenagem desta avó ao neto falecido, espalhou-se e actualmente são muitas entidades e comunidades, que dedicam o mês de Abril com actividades destinadas a apoiar as famílias e a fortalecer comunidades, no sentido de prevenir os maus tratos (físicos, psicológicos) à criança e jovem.

epe1A OMS, assumiu como um grave problema de saúde pública, pela sua dimensão e consequências a curto, médio e longo prazo.

A identificação adequada e precoce bem como a acção efectiva e concertada por parte dos profissionais que contactam com a criança e jovem, nomeadamente os enfermeiros, é fundamental para a redução do problema.

epe3 A APE não pode deixar de fazer eco desta realidade e de apelar a uma ainda maior intervenção por parte dos enfermeiros no processo de identificação e de intervenção nas situações de maus-tratos na infância.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn