Dia Internacional do Enfermeiro

Nesta data, na qual se comemora o Dia Internacional do Enfermeiro, a APE saúda de forma muito particular todos os enfermeiros que no seu dia-a-dia dão o seu melhor no acompanhamento do cidadão saudável ou em situação de doença.
O Conselho Internacional de Enfermeiros apela aos enfermeiros de todo o mundo que identifiquem, nas suas organizações e em si próprios, oportunidades para fortalecer e desenvolver a resiliência e servir como fonte de informação para a consolidação dos sistemas de saúde.


Valorizando as competências da enfermagem podemos contribuir para a melhoria da qualidade da prestação de cuidados de saúde, marcando assim a diferença.
A celebração do Dia Internacional do Enfermeiro em Portugal teve inicio no ano de 1972, promovido pela APE, então membro do Conselho Internacional de Enfermeiros, decorreu no anfiteatro da Maternidade Dr. Alfredo da Costa e teve como tema “O papel do enfermeiro na definição de linhas de orientação e no planeamento”.
Tal como há quarenta e quatro anos, também hoje a APE está a celebrar o Dia Internacional do Enfermeiro com um programa que decorrerá ao longo do dia, na Escola Superior de Enfermagem de S. Francisco das Misericórdias.
Deste programa, constam temas como: “Politicas de saúde” o papel do enfermeiro nas organizações; Enfermeiros: uma força para a mudança; desenvolver a solidariedade e a cidadania; educação emocional…Viver um laboratório de emoções; e a enfermagem num percurso histórico. Para além
desta discussão de assuntos profissionais, haverá também lugar à poesia e à música.
Deu-se também inicio à constituição do núcleo museológico da APE, desejo já antigo e para o qual convidamos os enfermeiros a darem o seu contributo através da cedência de fotografias, documentos, objectos ou outros artigos que possam colaborar para a valorização da história da enfermagem.
É um dia em que celebramos a enfermagem!

João Fernandes
(Presidente)

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn